Lua Negra Lilith Transita em Gêmeos
18/Jul/2021 a 14/Abr/2022 (Nodo MÉDIO e Principal)
05/Dez/2020 a 02/Dez/2022 (Nodo OSCILANTE e Adicional)
Por Vanessa Guazzelli
A Lua Negra Lilith (nodo médio) entrou em Gêmeos, signo do pensamento, informação e comunicação.
No signo de Ar Mutável, a Lua Negra Lilith nos abre para as ondas telepáticas, a visceralidade da comunicação, a subcorrente das palavras e as informações contidas na dimensão do metal escuro de um espelho.
Seu ingresso em Gêmeos se dá em quadratura parcial com Júpiter, ampliando o complexo tema da busca da verdade e da informação durante nossos tempos atuais.
Logo em conjunção com o Nodo Lunar Norte, já em Gêmeos, a LNL aponta diretamente para a importância deste conselho tão básico de Voltaire: “Ouse pensar por si mesmo.” O Nodo Norte em Gêmeos enfatiza a necessidade de questionar e permitir diferentes pontos de vista, para que possamos discernir. Sua conjunção com a Lua Negra, em setembro de 2021, torna a necessidade de questionamento ainda mais radical. A liberdade de expressão e a liberdade de imprensa tornam-se, mais do que nunca, questões prementes.
Espelhos, espelhos… o Outro e o Grande Irmão
Curiosamente, não apenas George Orwell em seu mapa astrológico natal e também o mapa da publicação de 1984 têm colocações significativas no signo de Gêmeos, mas também sua própria Lua Negra em Capricórnio (estruturas) se encontra na III casa, correlata a Gêmeos, sendo ela a casa das palavras, dos pensamentos e da comunicação. Isto do nos diz de como Orwell era perspicaz em acessar o “metal escuro” por trás das palavras e estruturas de comunicação.
No elemento Ar, a LNL fala tanto da falta quanto do excesso do outro – em muitos sentidos possíveis da palavra. Neste signo de irmãos, colegas e vizinhos, o Back Moon será, de uma forma ou de outra, visceralmente mobilizado pelo outro – seja com O maiúsculo (o grande Outro, como referência ou como projeção) ou em minúsculo letras (o outro ao lado).
Pode se manifestar como uma dificuldade de aceitar o outro e legitimar a existência do outro. Também pode significar ser tão mobilizado por outro, visceralmente impelido a compreender e decodificar a ponto de ser invasivo, inclusive no nível dos pensamentos. Esta é a LNL da telepatia.
Há um impulso visceral para penetrar e compreender o outro, bem como uma percepção visceral do que ‘outro’ nas palavras e na comunicação. Palavras sujas, palavras estranhas, palavras invertidas – seja na forma ou no significado. Street smarts, esperteza de rua é a pegada.
Lunfardo
Lunfardo é um vernáculo que se originou nas áreas periféricas de Buenos Aires, na virada do século 20, muitas vezes citado como vindo do submundo argentino como uma forma de criminosos se comunicarem e contornarem as autoridades, um meio de se esquivar da vigilância usando novas palavras , invertendo-os e reinventando-os – à semelhança do verlan francês. Conheça o seu Lunfardo:
GOTAN = tango
VESRE = revés (reverso, como em ‘back slang’, como no verlan)
ZAPI = pizza
TORDOC = doctor (médico)
MINA = menina [Pt.] (menina, mulher)
LONPA = pantalón (calças)
LABURO = lavoro [It.] (trabalho)
FACCIA = faccia [It.] (face)
YECA = calle (rua)
Na verdade, surgiu como uma esperteza na vida de imigrantes de origens variadas, influenciados principalmente por dialetos italianos misturados ao espanhol, com traços variados de expressões indígenas, africanas e brasileiras. Com suas expressões aparecendo em canções de tango, Lunfardo se espalhou facilmente pela região do Rio da Prata, incluindo Montevidéu. Hoje em dia, uma quantidade considerável de Lunfardo se fundiu no atual espanhol argentino.
A compulsão pelas palavras serviu a alguns autores renomados em seus empreendimentos criativos. Uma vida inteira de escrita não foi suficiente para expressar a extensão completa da obra de Karl Marx, muito atento às contradições. No entanto, o que foi expresso não é apenas bastante extenso, mas também inegavelmente impactante. O impulso visceral de um narrador que tenta se tornar um escritor dá vida à obra-prima de Michel Proust Em busca do tempo perdido, abundante em palavras em seus muitos volumes. Spinoza, Nietzsche, Hannah Arendt – todas essas mentes questionadoras tinham a Lua Negra em Gêmeos, assim como Giorgio Agamben, tão movido pela arqueologia das palavras.
Por outro lado, a comunicação visceral de Charlie Chaplin poderia prescindir de palavras. Seja pela falta ou pelo excesso de palavras, o desafio da BML em Gêmeos pode ser superado quando a visceralidade da comunicação é convertida em talento. Essa penetrante qualidade espelhada de Lua Negra em Gêmeos também pode contribuir para um talento excepcional na atuação, dando às performances uma vantagem um pouco mais pessoal que atinge o outro na tela de uma maneira despretensiosa e penetrante. Para citar alguns: Marlon Brando, Marcello Mastroianni, Lauren Bacall, Jean-Paul Belmondo, Kim Novak, Javier Barden, Ingrid Bergman.
Enquanto Ingrid Bergman estrela o filme noir Spellbound, Nina Simone canta que vai enfeitiçar você! E Aretha Franklin simplesmente explica: R.E.S.P.E.C.T.
Como as letras, palavras e significados podem ser distorcidos, lançando ou revertendo feitiços?
Jogos de linguagem
Ludwig Wittgenstein era tão visceralmente impulsionado pela linguagem que escreveu pela primeira vez o Tractatus, um trabalho filosófico sobre a relação entre linguagem e realidade, que seria altamente influente nos positivistas. No entanto, depois de publicá-lo, questionou seu próprio livro, considerando-o uma tomada incorreta. Ele então mudou seu foco da necessidade lógica da linguagem para suas contingências práticas, apreciando as ambiguidades e dificuldades enfrentadas no uso prático diário da linguagem, em vez da formalização de todas as construções linguísticas possíveis.
No Tractatus, ele enquadra a linguagem como uma imagem do mundo. Em seus últimos trabalhos, como pode ser encontrado em suas Investigações Filosóficas, a linguagem é vista não como uma imagem, mas como um jogo. Em seu conceito de jogos de linguagem, Wittgenstein observa como as palavras podem transmitir significados completamente diferentes dependendo das regras de um jogo de linguagem específico, como as palavras não correspondem aos objetos e a massagem que elas comunicam pode estar muito distante de sua significação descritiva.
Consciente das complexidades do uso da linguagem e de como ela pode obscurecer nossa compreensão do mundo, Wittgenstein afirmou: “A filosofia é uma batalha contra o enfeitiçamento de nossa inteligência pela linguagem”.
Lua Negra Lilith em Gêmeos aponta para a importância de desanuviar nossa compreensão do mundo, pela capacidade de questionar e pensar livremente – e falar!
Aqui está Terry Jones, dizendo como é: Brian NÃO é o Messias, “ele é um menino muito travesso!” Terry também é aquele que sabe que “as bruxas são feitas de madeira!”.
A Censura e a Não Aceitação da Alteridade
A prisão de Julian Assange por publicar informações e expor a verdade de crimes de guerra é visceralmente comovente. A questão não é de todo nova, mas se tornará ainda mais urgente. Nesses momentos, quão conseqüente é o critério enfatizado por Voltaire: “O direito à liberdade de expressão é mais importante que o conteúdo do discurso.”
Além disso, cuidado também com aqueles que afirmam que as bruxas são feitas de madeira e testam traiçoeiramente se pesam elas o mesmo que um pato, apenas para justificar queimá-las.
No amplo espectro da Lua Negra em Gêmeos, encontramos também nativos como Augusto Pinochet, Adolf Hitler, Emmanuel Macron.
O AI5 no Brasil foi instituído quando a Lua Negra Lilith transitava em Gêmeos. O Ato Institucional Número Cinco, o mais infame de todos os Atos Institucionais do regime militar, resultou na suspensão de quaisquer garantias constitucionais, acabando por institucionalizar a tortura. Permitiu a censura preliminar de músicas, filmes, teatro e televisão e a censura da imprensa e de outros meios de comunicação de massa.
Foi também na época de uma Lua Negra em trânsito de Gêmeos que foram produzidas as Idées républicaines, defendendo o livre pensamento e a liberdade de expressão. Este panfleto político do filósofo francês Voltaire foi publicado anonimamente e sem data, mas acredita-se que tenha sido escrito no final de 1765 – portanto, na transição entre o trânsito de Gêmeos e Câncer.
Foi durante a trânsito anterior da LuaNegra em Gêmeos que Ed Snowden reuniu as informações da NSA. Suas revelações vieram logo na transição da LNL a Câncer, o signo do ninho – quando, de repente, o mundo inteiro percebeu que não havia privacidade. LNL em Gêmeos tem um radar incrível para informações hardcore.
Na dedicação de Copérnico de Sobre as Revoluções ao papa Paulo III – que ele esperava amortecer as críticas à sua teoria heliocêntrica por aqueles realmente ignorantes em astronomia – ele escreveu que, ao reler toda a filosofia, nas páginas de Cícero e Plutarco ele havia encontrado referências aos poucos pensadores que ousaram mover a Terra “contra a opinião tradicional dos astrônomos e quase contra o senso comum.”
Prepare-se para a vertigem. Aliás, Vertigo – Um Corpo que Cai é um ótimo filme para (re)assistir durante esse trânsito. Com uma rainha de Lua Negra em Gêmeos, Kim Novak.
Mais do que nunca, devemos saber como as mentes são configuradas e como as palavras, e com elas a percepção do mundo, podem ser distorcidas – ou endireitadas.
Nativos com Lua Negra Lilith em Gêmeos (nodo médio):
Lauren Bacall, Voltaire, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Spinoza, Ingrid Bergman, Marlon Brando, Marcello Mastroianni, Jean Paul Belmondo, Javier Barden, Frank Sinatra, Yoko Ono, Helena Christensen, Christy Turlington, Ludwig Wittgenstein, Marcel Proust, Terry Jones, Nina Simone, Aretha Franklin, Nicolau Copérnico, Muhammad Ali, Rafael Nadal, Harrison Ford, Charlie Chaplin, Augusto Pinochet, Hitler, Emmanuel Macron, Marine Le Pen, Edith Piaf, Hannah Arendt e Giorgio Agamben.
PRINCIPAIS TRÂNSITOS DESTA LUA NEGRA EM GÊMEOS
A quadratura parcial com Júpiter no ingresso é certamente algo a ter em mente durante este período de 9 meses, pois amplia o tema complexo da busca da verdade e da informação durante nossos tempos atuais. Estar em signo mutável, o outro e o respeito à existência do outro é destacado como questão central – cuidado com o preconceito.
Conjunção com o Nodo Lunar Norte – 1-13 de setembro, exato em 7 de setembro, a 5º 39 de Gêmeos – “ouse pensar por si mesmo”.
Eclipse Solar em conjunção com Mercúrio e oposto à LNL – 4 de dezembro, a 12º de Sagitário; e 15º Sagitário/Gêmeos. As questões da Lua Negra em Gêmeos abordadas neste artigo tornam-se ainda mais significativas, como indica sua presença neste eclipse.
Quadratura com Netuno – 14 Jan – 7 Fev, exato em 26 Jan, a 21º Gêmeos/Peixes. Enganação maciça. A importância de atravessar o nevoeiro.
O DISPOSITOR é Mercúrio, o regente de Gêmeos, hospedando a LNL em seu signo para o trânsito atual. Os movimentos do dispositor da LNL são sempre fundamentais, pois tanto o dispositor quanto a Lua Negra influenciam um ao outro – o dispositor ancora esse ponto astrológico virtual e a LNL fornece ao seu dispositor sua visceralidade e uma vantagem mais potente. Portanto, todos os aspectos de Mercúrio podem se relacionar com a LNL de alguma forma durante esse período. Os básicos a serem observados são:
Mercúrio Retrógrado – 27 de setembro a 18 de outubro de 2021: 25º-10º Libra;
15 de janeiro a 3 de fevereiro de 2022: 10º Aquário – 24º Capricórnio.
Ingressos de Mercúrio nos Signos – Leão, 27 de julho; Virgem, 11 de agosto; Libra, 30 de agosto; Escorpião, 5 de novembro; Sagitário, 24 de novembro de 2021; Capricórnio, 6 de janeiro; Aquário, 14 de fevereiro; Peixes, 10 de março; Áries, 27 de março; Touro, 11 abr/2022.
Mercúrio trígono com LNL e quadratura Nodos Lunares – 6 a 8 de março. Possíveis avanços informativos.
______